Solidariedade
Transformando boa ação em prevenção
Acadêmicos da UFPel realizam campanha em parceria com o Buquê de Amor para custear mamografias
Divulgação -
Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama. E inspirados nessa ideia, os organizadores da 1ª Jornada Acadêmica da Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estão realizando uma campanha para arrecadar qualquer tipo de tampa e lacres para colaborar com o Instituto Buquê de Amor (IBA).
Quem tiver interesse em participar da causa pode deixar suas colaborações em quatro prédios da UFPel (quadro). Todas as tampas e os lacres doados são vendidos e o dinheiro será convertido em exames de mamografia e ultrassonografia para mulheres de baixa renda. Uma das organizadoras, Jenifer Sena, informa que os pontos de coleta estarão funcionando até o dia 20 de novembro.
A ideia de unir forças ao IBA veio quando os estudantes souberam das ações realizadas pelo Instituto. Como sempre houve vontade de unir solidariedade às atividades da jornada, a parceria acabou dando certo. “Já tive familiares com a doença, por isso a vontade de ajudar é ainda maior”, contou Jenifer. Para completar a programação da jornada, que ocorre desde o mês passado e se estende até dezembro, palestras variadas, saídas de campo, limpeza no entorno do campus e plantação de mudas de árvores poderão ser conferidas pelos participantes.
Além da divulgação na internet, os acadêmicos estão planejando uma ação com os moradores do bairro Porto, ainda sem data definida. A intenção é apresentar o trabalho do IBA e pedir a colaboração com tampas e lacres. “Vamos fazer esse trabalho de casa em casa”, disse a organizadora.
Para a coordenadora do IBA, Janice Santos, a ajuda do grupo é imensurável para o dia a dia. Até o momento, o IBA já conta com mais de uma tonelada de tampas, mas é sempre necessário seguir com os recolhimentos. A coordenadora ressalta que é através das doações que mulheres podem ter um diagnóstico mais rápido, e as que já portam a doença podem acompanhar o tratamento. “Eles são multiplicadores da ação”, destacou.
Sobre o IBA
O trabalho do IBA iniciou-se de forma simples e solidária. Flores e lenços eram levados às pacientes que estavam passando por tratamento oncológico. E foi durante esses momentos de carinho, que as voluntárias observaram a demora no diagnóstico da doença. Então, em março de 2017, foi iniciado o projeto Flores de Esperança, que tem o propósito de facilitar o acesso à mamografia para mulheres de baixa renda. O Instituto também disponibiliza uma sede que recebe encontros mensais que visam a troca de experiências entre mulheres diagnosticadas com câncer e uma psicóloga. Além dos pontos disponibilizados na UFPel, a comunidade pode deixar as tampas na loja Pandorah, lojas Benoit, Ceron, Circulu’s, da Deodoro, Lubrisul e Faculdade de Medicina (Famed/UFPel). O empreendedor que tiver o desejo de transformar seu estabelecimento em ponto de coleta pode entrar em contato através do telefone (53) 98131-8471.
Pontos de coleta na UFPel
►Sala 123 do Campus Anglo
►Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) - Campus II
►Agência Lagoa Mirim - Rua Lobo da Costa, 447
►Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário